Eunice Silva defende introdução de tecnologias de inovação para o setor de estradas

 

A ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva defendeu ontem, 16, na Cidade da Praia, a introdução de novas tecnologias para o setor de estradas em Cabo Verde, desde que sejam sustentáveis a níveis de custo e qualidade.

 

A ministra defendeu esta tese quando intervinha no Workshop que aconteceu na Cidade da Praia, subordinado ao tema “Construção de Estradas utilizando soluções inovadoras de pavimentação natural da Green Paving em Cabo Verde’”.

“A experiência de utilizar a pavimentação da Green Paviment é muito importante, porque pode significar o arranque na introdução de novas tecnologias na área das estradas”, explicou, sublinhando que o anterior Governo apostou na asfaltagem, mas, no entanto, o país apresenta grande défice de estradas de penetração

“Se é, segundo dizem, sustentável do ponto de vista de custos e do ponto de vista da qualidade e, se a experiência que formos fazer na zona de planícies resultar, podemos encontrar uma saída para proliferar essa tecnologia nas nossas ilhas, no que tange a estradas de penetração”.

A governante assumiu o projeto como ambicioso, principalmente porque no programa do Governo, para este mandato, está programada a construção de 100 quilómetros de estradas a nível nacional.

Por sua vez, a presidente do conselho de administração da Loide Engenharia, empresa responsável pela introdução das soluções Green Paving em Cabo Verde, Loide Monteiro disse que a técnica, além do baixo custo, traz também benefícios ambientais.

“Em termos de custos, nos países onde já foram utilizados, a redução é cerca de 40%, comparado com o asfalto. Por outro lado, sabemos que o asfalto tem implicações ambientais e estamos a tentar encontrar soluções, que minimizem o impacto ambiental nas estradas”, disse.

A Green Paving utiliza uma tecnologia inovadora que permite a construção de pavimentos de estradas, com a utilização de materiais sustentáveis, dando tempo de vida útil considerável e dispensando o uso de produtos em betão betuminoso.

O workshop “Construção de Estradas utilizando soluções inovadoras de pavimentação natural da Green Paving em Cabo Verde”, é uma parceria do Instituto de Estradas, com a Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde e as empresas Loide Engenharia e International Investment Banking.